Você está procurando pelo primeiro emprego, e aí surge aquela dúvida: como fazer seu currículo ser chamado para entrevista se você não tem experiência ainda?
Fica tranquilo, que para tudo tem um jeito! Acompanha o post até o final que eu vou te ensinar como preparar um currículo para conquistar a sua primeira vaga.
A primeira coisa que você precisa entender é que com relação a estrutura, um currículo para primeiro emprego não se diferencia muito de um currículo de quem já tem experiência de mercado. A questão aqui é saber otimizar as suas habilidades para mostrar que mesmo sem experiência corporativa você será uma boa contratação.
Mas como eu estava dizendo você precisa otimizar suas habilidades, ou seja, todas as coisas boas que você sabe fazer, que mostrem que embora nunca tenha trabalho formalmente você é capaz de realizar todas as tarefas do cargo em questão.
Sim, você precisa mandar um currículo específico para uma vaga. Não caia no erro de manda algo genérico esperando que a empresa queira você para qualquer coisa. Não é assim que funciona. Veja as vagas disponíveis e adapte seu currículo para ela, isso vai maximizar suas chances. A única exceção a isso é se você for jovem Aprendiz, nesse caso no campo objetivo coloque apenas vaga jovem aprendiz.
Por falar em campo objetivo vamos entender como se divide um currículo e como você deve preencher o seu.
Fizemos um vídeo explicando tudo sobre currículo para primeiro emprego:
Um currículo padrão tem em média 6 campos, são eles:
- Cabeçalho – Lugar onde você coloca seus dados e informações de contato
- Objetivo – Aqui é onde você especifica a vaga de interesse
- Histórico Profissional – empregas e cargos que você já trabalhou;
- Formação Acadêmica – Cursos superiores e ensino médio;
- Informações Adicionais – Palestras, cursos livres e outras coisas.
Seu currículo deve conter os mesmos campos, com exceção do Histórico Profissional, já que é o seu primeiro emprego. Sendo assim, você pode substituir por Experiências, certo eu sei que você ainda não tem nenhuma experiência, mas lembre-se que a função deste quesito é com provar que você sabe fazer algo por que já trabalhou em algum momento com aquilo. Entendeu? Use esta área para colocar coisas como projetos de faculdade, principalmente aqueles desenvolvidos em equipes. Trabalhos voluntário também entram aqui, ou ainda projetos pessoais seus. Muitas áreas permitem que você desenvolva alguns projetos similares ao que você faria em uma empresa. Um design pode criar a identidade visual de uma empresa fictícia, um programador pode desenvolver um sistema simples, um redator pode ter um blog onde escreve com frequência, um vendedor pode colocar alguma experiência em vendas informal mesmo que tenha, não importa qual, o importante é ter feito. Lembre-se de manter a objetividade então seja breve nas descrições, 2 linhas já é suficiente para cada experiência e nunca minta, isso só vai te atrapalhar na entrevista.
Muitas vezes apenas experiências informais não serão suficientes. Por isso, crie um outro campo abaixo desse e coloque como Habilidades. A ideia desse campo é apresentar a selecionador que você entende e sabe fazer coisas que possam compensar sua falta de experiências corporativa. Aqui é preciso ser experto, se você tem muitos cursos não vá encher essa área com eles. Coloque apenas os que sejam relevantes para a vaga, programa que você domina que sejam úteis para aquele cargo, ou um outro idioma que você tem domínio mesmo que não seja fluente. Como eu disse no início o ideal é estruturar um currículo para cada vaga, cada um enfatizando suas experiências e habilidade de acordo com o cargo que deseja. Caso queira um curriculo pronto pra editar você pode baixar aqui no site mesmo pelo link marcado.
No final, onde tem informações adicionais, você pode colocar palestras e minicursos, como esses que tem aos montes na internet. Uma boa dica são os cursos da udemy, são bem em conta, 25 reais na média de na prática não perdem em nada para cursos presenciais. Vou deixar o link na descrição de alguns cursos bacanas e baratos que irão acrescentar muito ao seu currículo.
Qualquer dúvida comenta aí em baixo que respondo tudo!